Sites responsivos?

Inove com quem sabe!

Sites responsivos?

Cada vez mais as pessoas usam diferentes dispositivos para acessar a internet com milhares de tamanhos de tela e até há quem use um segundo monitor.

Mas afinal o que é um site responsivo?

Site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc).

Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.

Em smartphones a navegação e experiência do usuário fica difícil e limitada tendo que usar recursos de zoom in e out para ler a página na integra. Outros detalhes como botões e menus ficam desformatados pois não foram feitos para esse dispositivo ou resolução.

Sites responsivos Desktop - Click Art
Sites responsivos Desktop
Sites responsivos Mobile
Sites responsivos Mobile

Um site responsivo custa mais caro?

Depende da empresa que você contratar. No geral esta tecnologia está presente na maioria das empresas de desenvolvimento e não é cobrado valores a mais para o seu uso na criação dos websites. Aqui na Click Art Tecnologia todos os sites e sistemas web são responsivos, nós não trabalhamos mais com sites não responsivos.

Eu preciso atualizar meu site para responsivo?

Sem dúvidas. O Google lançou, em 2013, uma campanha chamada #MobileMadness onde a partir de 21 de abril a compatibilidade de um site com dispositivos móveis se tornará um fator de classificação nos resultados de buscas do Google. Hoje é fundamental que o seu site seja responsivo pela experiência de navegação que deve passar para o usuário e também para ficar adequado aos buscadores e aumentar a relevância.

Como surgiu a responsividade dos sites?

Em 2010, pensando em melhorar a sua experiência de navegação, Ethan Marcotte criou o artigo Responsive Web Design para o blog A List Apart. Ele apresenta o arquiteto inglês Christopher Wren, que disse certa vez que arquitetura é uma arte que "objetiva a eternidade". Todo arquiteto que se preze quer construir um prédio que seja admirado (e habitado) por séculos… Infelizmente o Design Digital não tem a permanência da arquitetura. Na verdade, o que é projetado para internet hoje, já estará desatualizado daqui a duas semanas!

Para visualizar se um site é responsivo ou não, clique com o botão direito em seu navegador e selecione "inspecionar", ou aperte simultanemente as teclas Ctrl+Shift+i (Google Chrome)

Compartilhe:

Sobre o autor

Analista de Sistemas com foco atual na área de WEB. Amante de boa música, estratégias criativas. Gosto de trabalhar com quem tem talento, se não for para ser perfeito, melhor nem começar. Gosto de liderança, estratégias e, principalmente, pôr a mão na massa.