10 Motivos para aderir ao ensino à distância na igreja

Inove com quem sabe!

10 Motivos para aderir ao ensino à distância na igreja

Se a Escola Dominical acaba e você não conseguiu expor todo o assunto, ou os membros não entenderam completamente o que você quis dizer, ou ainda, nem todos tiveram a oportunidade de participar por causa do tempo, ou pela própria timidez, sua igreja precisa de um sistema de EaD (Ensino à Distância).

A praticidade, quebra de fronteiras, as possibilidades e o tempo tem levado cada vez mais pessoas a estudarem em casa ou onde quiserem, na frente de uma tela de um computador, celular e até mesmo na frente da televisao.

A tendência no país é o Ensino à distância. Já consolidado nos Estados Unidos e também na Europa, o Ensino à distância vem atraindo centenas de milhares de alunos.

Essa mudança criou a necessidade de instituições religiosas se adaptarem e disponibilizarem seus conteúdos on-line. Além de facilitar a vida de quem quer saber mais, também disponibiliza conhecimento para milhares de outras pessoas conectadas na rede, e para aqueles membros que por algum motivo não estavam no estudo presencial.

Segundo o IBOPE, o Brasil tem mais de 100 milhões de usuários conectados todos os dias na internet, fazendo absolutamente de tudo.

Preparamos 10 motivos pelos quais sua igreja, deve começar agora a ter seus conteúdos online.

1. Flexibilidade de horário

Muitas pessoas por algum motivo pessoal náo podem comparecer ao estudo presencial na escola dominical ou em outros eventos da igreja, elas não precisam mais ficar sem essa benção, elas podem acessar o conteudo online, seja ele escrito ou em forma de vídeos.

2. Conhecimento ao alcance de todos

O ensino religioso presencial está ausente em diversas regiões do país, mas no EAD basta a pessoa ter acesso à internet e problema resolvido, sem contar que sua igreja pode alcançar muito mais pessoas, ensinando e abençoando muito além de seus membros locais.

3. Interatividade entre professores e alunos

Engana-se quem acha os estudos EAD são apenas através de textos e exercícios, com esclarecimentos de dúvidas exclusivo por e-mail, pois é comum o uso de chats online para conhecer alunos e professores, tirar dúvidas, explicar matéria, testes, videos e afins. São muitas possibilidades que fazem com que os alunos se sintam dentro de uma sala de aula praticamente normal.

4. Variedade de estudos

Há tanta coisa para ser estudada que presencialmente a igreja náo tem tempo suficiente, se um membro falta um domingo, perdeu aquele estudo. Com um sistema EaD sua igreja pode criar estudos de toda a biblia e ninguém vai ficar sem saber, mesmo que falte.

5. Conteúdo sempre disponível

A plataforma de ensino é repleta de textos, vídeo-aulas e áudios disponíveis 24 horas por dia para que o membro possa utiliza-los quando e quantas vezes quiser.

6. Estimula a disciplina

Para estudar a distância, é preciso também ter disciplina para não ficar atrasado na matéria e repleto de dúvidas. Então o foco, concentração, determinação e pesquisa são despertados com este tipo de ensino e são características que todo cristão deve ter.

7. Solução para os tímidos

Essa talvez seja umas das mais visíveis a curto prazo. A timidez é um problema para muitos e que impõem barreiras cruéis ao aprendizado e interação social do indivíduo, já o EAD não obriga que o aluno tenha de se comunicar com outros alunos e professores por vídeo ou presencialmente, sendo possível realizar atividades apenas através de texto. Mesmo assim estudos comprovam que os tímidos deixam de ser tímidos quando estão protegidos atrás da tela do computador, portanto a liderança tem uma visão muito mais ampla de como pensam os membros da igreja.

8. Método de ensino inovador

O aprendizado EAD utiliza plataformas modernas, intuitivas, práticas, lógicas e bonitas esteticamente, que despertam o interesse do aluno a conhecer e aprender por meio delas. Muito diferente do tradicional púlpito, lousa, giz, revistas e caderno que desanimam a muitos.

9. Ser autodidata

Uma característica cada vez mais apreciada para o desenvolvimento pessoal, os que conseguem aprender coisas sozinhos, apenas com o auxílio da internet, livros e pesquisas, levam vantagem por não precisarem depender de professores e terceiros para tirar dúvidas e conhecer novas coisas. Assim a igreja acaba treinando membros mais inteligentes, proativos e menos dependentes da lideranca.

10. Estimulo ao conhecimento

Com a variedade de estudos, o membro não se limita aos estudos dominicais. O processo de aprendizagem é constante e traz benefícios a saúde mental e física de todos.

Sua igreja em todo lugar
Compartilhe:

Sobre o autor

Analista de Sistemas com foco atual na área de WEB. Amante de boa música, estratégias criativas. Gosto de trabalhar com quem tem talento, se não for para ser perfeito, melhor nem começar. Gosto de liderança, estratégias e, principalmente, pôr a mão na massa.