Como aparecer na primeira página do Google sem pagar?

Quer aparecer na primeira página do Google? A resposta é extremamente simples: faça com que seu site seja o melhor resultado para aquela determinada busca.

Apesar do conceito ser simples, a sua aplicação estratégica e prática é complexa, depende de um site bem programado, otimizado, com conteúdo de qualidade e um processo frequente de manutenção, com vários links de redirecionamento e com um razoável número de visitantes na comparação com os concorrentes do mesmo setor.

Se você pensou que eu ia escrever uma receita de bolo para seu site aparecer na primeira página do Google se enganou, não existe esse "milagre" em termos de programação. Por mais que a ideia seja a mesma para todos os sites, a estratégia para cada um pode ser diferente.

Conheça agora as principais etapas do processo:

1 - Tenha um site bem programado:

Para o Google tanto faz se o seu site é bonito ou feio. Quem se importa com isso é o internauta. Um site bem programado tem o código conciso, imagens formatadas no tamanho correto, com CSS bem aplicado e não possui links quebrados. Cabe dizer também que hoje, um site bem programado é um site responsivo.

2 - Conteúdo de Qualidade e Manutenção Frequente:

A ideia central de ter uma página na internet é disponibilizar mais dados e informações sobre produtos e serviços, tirar dúvidas, principalmente, dar dicas e suporte aos clientes, criar experiências de marca e assim auxiliar as pessoas a formarem opiniões e tomarem decisões acerca do que você está oferecendo.

Para conquistar a primeira página do Google o conteúdo precisa ter qualidade para que seu cliente permaneça mais tempo navegando em seu site e que retorne frequentemente em busca de novidades.

3 - Otimizado:

Significa preparar o seu site para ser encontrado pelos buscadores. Esse é o trabalho do SEO (Search Engine Optimization).

Dentre as ações de SEO para um site, destacam-se:
Aparecer na primeira página do Google

  • Definições de palavras-chave;
  • Descrições de páginas e nomenclaturas de títulos;
  • Desenvolvimento de sitemaps;
  • Reescrita de URLs (deixe-as amigáveis);
  • Identificação de imagens (inclusive no nome do arquivo);
  • Reestruturação de links e sublinks;
  • Organização de priogenia e controle de densidades de palavras-chave.
Estes são os principais itens para aparecer na primeira página do Google.

4 - Links de redirecionamento:

Aparecer na primeira página do Google Quanto mais links estiverem indicando e redirecionando visitas para o seu site, melhor, principalmente se esses links são em sites já consolidados e considerados confiáveis. Se você produz conteúdo de qualidade, muitas empresas vão lhe procurar para vender anúncios e trocar banners (o que pode ser visto como um inconveniente, mas é como se negocia propaganda na internet), assim você pode inserir links de seu site em outros sites e virce-versa.

Pessoas também podem postar e comentar sua marca em blogs e sites. Incentive essa prática e monitore tudo o que está acontecendo através de ferramentas de análise, como o Google Analytics.

5 - Visitantes:

O número de visitas é um dos fatores mais importante para a classificação de um site. Seguindo os passos acima, naturalmente o número de internautas navegando dentro do seu site tende a aumentar, mas não na velocidade que você gostaria. Para isso, existem inúmeras estratégias que pode ser feita para acelerar o processo. Por meio de anúncios na internet (pagos ou não), canalize visitantes anunciando através de links patrocinados, catálogos empresariais on-line, fazendo banners em portais e até mesmo pagando para que um blogueiro fale bem (ou mal) da sua marca na internet.

Falem bem ou falem mal, mas falem de mim!

Henry B. King

Conclusão:

Você não vai ficar bem posicionado no Google do dia para a noite, isso exige bastante trabalho, não de um dia ou um mês, mas frequentemente. Uma boa estratégia, qualidade de conteúdo e frequência são chaves para a posição número 1 do maior buscador da internet. Então, está esperando o que? Comece a trabalhar e você verá muito em breve os resultados aparecendo.

Quer ter sucesso no posicionamento das buscas? A Agência ClickArt faz tudo isso para você, entre em contato conosco agora mesmo e dê um salto nos buscadores.

Contato
Compartilhe:

Sobre o autor

Analista de Sistemas com foco atual na área de WEB. Amante de boa música, estratégias criativas. Gosto de trabalhar com quem tem talento, se não for para ser perfeito, melhor nem começar. Gosto de liderança, estratégias e, principalmente, pôr a mão na massa.