Mais uma série de umas das linguagens mais usadas no mundo Web, mas antes de começarmos, você deve ter uma noção básica de HTML, CSS e JavaScript. Se você quiser estudar esses assuntos antes, nós temos uma grande série para cada um deles, sugiro que você as leia e depois continue com estudo do PHP.
Chega de enrolação e vamos para o que interessa.
O PHP é uma linguagem de script do lado do servidor, ou seja, ela vai ser compilada no servidor. Também é uma ferramenta poderosa para criação de site dinâmicos e interativos.
PHP é um acrônimo para Hipertext Preprocessor. Pré-processador de Hipertexto. É uma linguagem de script de software livre, você pode baixar e usar a vontade.
O PHP é uma linguagem tão poderosa que os maiores CMS foram escritos com ela, WordPress, Joomla, Magento, Moodle, Silex, Slim, Symfony e várias outras (inclusive todos os sistemas feitos por nós) a lista é enorme. A maior rede social (Facebook) é escrita com PHP. Mas não se assuste, ele é incrivelmente fácil, tanto para experientes com linguagens de servidor quanto para iniciantes.
O que é um documento PHP?
Documentos php são arquivos com extensão .php, ele pode conter texto, HTML, CSS, JavaScript e o próprio código PHP (lógico). O código é executado no servidor e o resultado é retornado para o navegador como HTML simples.
Com PHP você pode criar páginas dinâmicas. Pode criar, abrir, ler, escrever, excluir e fechar arquivos no servidor. Pode coletar dados de um formulário. Pode enviar e receber cookies. Pode adicionar, excluir, alterar e ler dados de um banco de dados. Controlar acesso de usuários em páginas restritas, criptografar dados, enfim, as possibilidades são muitas para escrever aqui.
É importante você saber que com PHP não estamos limitados a gerar simplesmente HTML, podemos imprimir imagens, arquivos PDF, e até mesmo filmes em Flash, é isso aí, filmes, você ainda pode produzir textos como XHTML e XML.
O PHP é executado em diversas plataformas (Windows, Linux, Unix, Mac OS X, etc.). Também é compatível com quase todos os servidores (Apache, IIS, etc.). Tem suporte para uma ampla gama de banco de dados. É grátis e fácil de aprender.
Agora que você está convencido a usar o PHP, vamos entrar numa parte mais prática. Instalação.
Você pode escrever seus códigos e salvar em um host já configurado para interpretar o PHP, mas se você quer testar localmente, então precisa seguir umas das opções abaixo.
Você pode fazer a instalação separadamente do servidor WEB (Apache ou IIS), do próprio PHP e do banco de dados que irá usar. Assim você tem mais liberdade nos seus projetos. Nesse caso, consulte o site oficial do PHP (php.net), lá você encontra instruções da instalação do PHP: http://php.net/manual/en/install.php
Eu recomendo que use o trio Apache, PHP, MySQL. Na grande maioria dos sistemas web esse trio se faz presente. Nesse segundo caso fica mais fácil a instalação, podemos usar um instalador automático, se estiver no Linux, use o Lamp, se estiver no Windows, use o Wamp. Ele já instala em sua máquina o servidor Apache, a última versão do PHP e o banco de dados MySQL: http://www.wampserver.com/en/. Basta clicar no executável e ir dando next até o fim.
Essa foi uma breve introdução, se você se interessou em aprender PHP, continue a série, tenho certeza que não irá se arrepender. Se você tiver alguma dúvida, pode entrar em contato conosco nas redes sociais, pelo whatsapp ou pelo nosso formulário de contato.