Quando nos referimos a um conteúdo extraído de outra fonte e citado em nosso documento, ou quando inserimos algo que outra pessoa disse ou escreveu, usamos essas tags. O uso delas mantém uma boa semântica focada no SEO.
A primeira dessa lista é <q>
. Essa tag serve para citações curtas, fragmentos de textos retirados de uma fonte externa, um site, revista, jornal, etc. Geralmente os navegadores rederizam essa tag como aspas (“).
<q>
HTML é a linguagem de marcação padrão para criar páginas da Web.
</q>
HTML é a linguagem de marcação padrão para criar páginas da Web.
<blockquote>
Essa tag é usada para uma citação mais longa. Os navegadores costumam recuar o conteúdo de <blockquote>
.
<blockquote>
O objetivo de um navegador da web (Chrome, Edge, Firefox, Safari) é ler documentos HTML e exibi-los. O navegador não exibe as tags HTML, mas as utiliza para determinar como exibir o documento.
</blockquote>
O objetivo de um navegador da web (Chrome, Edge, Firefox, Safari) é ler documentos HTML e exibi-los. O navegador não exibe as tags HTML, mas as utiliza para determinar como exibir o documento.
<cite>
Comumente usado junto ao <blockquote>
é o <cite>
. Essa tag é usada para informar o autor da citação. Também pode ser usada para citar o autor de uma obra de arte, nesse caso ela vem acompanhada de uma imagem.
Você pode usar essa tag para informar o autor de tudo, incluindo um código ou qualquer outro tipo de trabalho. Ela é renderizada em itálico.
<blockquote>
A solidão, mais ainda que a doença, demonstra, da maneira mais radical, se um homem foi criado e predestinado para a vida; ou se, como a maioria, o foi para a morte.
<cite>Friedrich Nietzsche 1844 - 1900</cite>
</blockquote>
A solidão, mais ainda que a doença, demonstra, da maneira mais radical, se um homem foi criado e predestinado para a vida; ou se, como a maioria, o foi para a morte. Friedrich Nietzsche 1844 – 1900
<abbr>
O <abbr>
define o significado de uma abreviação ou acrônimo, fornece uma descrição completa para siglas. Essa tag passa informações úteis para navegadores, sistemas de tradução e buscadores, logo se você quer manter o SEO de sua página completo, use sempre essa tag em suas siglas, abreviações e acrônimos.
<p>
Assim é fácil aprender <abbr tiltle="Linguagem de Marcação de Hipertexto">HTML</abbr>
</p>
Assim é fácil aprender HTML
<address>
O <address>
define as informações de contato (autor / proprietário) de um documento (<body>
) ou artigo (<article>
) e pode incluir qualquer tipo de informação de contato necessária, como endereço físico, URL, email, telefone, mídia social, coordenadas geográficas, etc.
<address>
pode ser usado em uma variedade de contextos, como fornecer informação de contato de uma empresa no header da página, ou indicar o autor de um artigo incluindo um elemento <address>
dentro do <article>
.
<address>
Rua 612 sudeste, lt 05.<br>
Nos visite em:<br>
clickartweb.com.br<br>
Sala 1125, Águas Claras Shopping<br>
Brasília-DF
</address>
Nos visite em:
clickartweb.com.br
Sala 1125, Águas Claras Shopping
Brasília-DF
<bdo>
Aqui chegamos a uma tag que, sinceramente, não vejo muita utilidade para ela, eu mesmo nunca precisei usá-la, a não ser aqui nesse texto, mas pode ter gente que faz uso da . Alguns até dizem que houve um descuido aqui, vai saber neh?
Mas o que ela faz mesmo?
Ela é usada para substituir a direcionalidade atual do texto. Agora complicou tudo. Na verdade é bem simples, ela pega um texto e reescreve de trás para frente.
<p>Aqui o texto escrito de forma normal</p>
<bdo dir="rtl">Aqui o texto escrito de trás par frente</bdo>
Aqui o texto escrito de forma normal
Aqui o texto escrito de trás par frenteComentários
Comentários, como em toda linguagem, é um recurso de extrema valia, há vários motivos para comentar um código, ou parte dele.
Com os comentários, você pode colocar notificações e lembretes no seu código HTML.
Os comentários também são ótimos para depurar o código, porque você pode comentar as linhas de código, uma de cada vez, para procurar erros. Eu mesmo faço muito uso dessa técnica.
Você pode adicionar comentários à sua fonte HTML usando a seguinte sintaxe:
<!-- Aqui você pode escrever seu comentário -->
Observe que há um ponto de exclamação (!) Na marca de abertura, mas não na marca de fechamento.
Nota: Os comentários não são exibidos pelo navegador, mas podem ajudar a documentar seu código-fonte HTML.
Bom galera, por hoje é só, qualquer dúvida vocês podem entrar em contato comigo, aqui pelo site mesmo ou pelas redes sociais, eu também respondo pelo whatsapp. Valeu e até a próxima!